segunda-feira, 4 de junho de 2007

Planeta Razão


Um amigo me perguntou a poucos dias, qual seria o resultado prático de uma população racional, crítica e evolucionista. Bem, só posso responder baseado nos meus pensamentos, por isso não vou citar ninguém. 1. Uma população racional e crítica, teria uma maior capacidade de raciocínio, questionamento e rejeição de “não-verdades”. Uma população assim, convenhamos, seria menos sujeita a domínio ideológicos. Uma população capaz de exigir o que lhe é de direito, e saber o que é certo ou não para todos. 2. Uma população Evolucionista saberia que todos vieram do mesmo lugar (ancestralidade comum), somos semelhantes e não somos mais importantes do que as outras espécies. Não teria lugar para preconceitos raciais ou desrespeito a natureza, e se houvesse, iria de contra a ideologia da população.

Como não ser contra a ignorância? Como não ser contra as religiões que contribuem para a ignorância? A religião implanta a idéia do bem e do mal, do que é correto ou não, a partir daí ela prega o sectarismo e o preconceito. Exemplo disso é a intolerância que as pessoas são levadas a ter com outras pessoas que pensam de forma diferente, o que leva a humilhação e até morte. É triste ver que muitas mortes foram e são causadas em nome de alguma religião.

Muitos ainda não notaram qual meu objetivo real. Como professor e cientista que pretendo ser e talvez seja, não posso deixar de me preocupar com o que é ensinado e passado para as novas gerações. Infelizmente tenho que presenciar ignorância, homofobia, racismo e etc. de pessoas criadas dentro de uma religião que simplesmente lava suas mentes apesar dos avanços sociais e científicos existentes. Simplesmente, fecham os olhos e deixam a situação se arrastar. Se os produtores de conhecimento, professores e outros com o poder de mudar a situação atual, não fizerem nada por medo ou comodismo, veremos barbaridades acontecendo todos os anos. É esse o mundo que você quer para seus filhos?

3 comentários:

maria disse...

A religião traz muitas coisas ruins, isso é verdade. Mas como podemos afirmar que sem ela as coisas seriam melhores?!
Acho um tanto arriscado...

Se no próprio meio científico nos deparamos com muito sectarismo e preconceito, mesmo quando a religião não está envolvida. Por que seria diferente?

Talvez o problema maior não seja a religião, mas a falta de acesso ao conhecimento que muitas vezes nem é gerada pela religião e sim pelos
próprios cientistas que fazem ciência para eles próprios.

A religião atinge o povo, cada vez mais coptando seguidores e sabe fazer isso como ninguém!

E a ciência será que chega ao povo de uma maneira geral? Será que não temos que descer desse desnível que criamos, onde só quem é respeitado e tem direito ao conhecimento cientifíco é uma minoria que as vezes só brinca de quem tem o currículo mais bonito e cansativo de ler? [existem exceções, é claro]

Vamos lá, deixemos de ser meros alimentadores de ego!


=] Eu sei que fugi do assunto!

Mas resumindo: A teoria da evolução muitas vezes se torna complexa e de difícil assimilação pra grande parte da população. As vezes usamos jargões científicos, frases sofisticadas e nos fechamos no nosso mundinho (vejo muitos que até se recusam a conversar e discutir esse assunto com leigos, ou simplesmente ofendem e debocham de pessoas que pensam diferente)

Será que não queremos deter esse conhecimento só pra nós, pra nos setirmos os Iluminados em meio a uma população ignorante?!

Vamos ligar refletores gigantes! Vamos jogar luz no mundo que é muito melhor que se sentir os únicos iluminandos em meio a uma escuridão indiferente!

Acho que temos que discutir, falar, explicar a Evoluçao da maneira mais clara possível. Tenho certeza que qualquer pessoa com sanidade mental não vai precisar ser convencida que "a religião é dispensável ou é causadora de todos os males" pra poder escolher o que é mais coerente.

Ahhh chega!

=]

BioNewton disse...

Concordo, mas posso fazer uma predição baseado no que vejo e conheço não é mesmo?

No meio científico temos sectarismo e preconceitos, mas de "idéias". Essas divergências intelectuais são sanadas com o tempo e todas as formas de pensamentos diferentes convergem para um só. Por isso seria diferente. Aliás, nunca vi cientistas se estapeando por divergência d eidéias e sim discutindo.

A falta de acesso ao conhecimento é gravíssimo mas creio que a contribuição maior é da religião e não seria por parte dos cientistas pelo simples fato de serem eles os produtores de conhecimento. Ah, vc pode dizer: "VCS se trancam no laboratório e adquirem um conhecimento e linguajar tao complexo que acabam sendo mal compreendidos pela sociedade." Te garanto que não sçao todos, e temos também os PROFESSORES que estudam a ciência e possuem a tarefa de passar para os aluns, estou errado? E lembrando que tb temos Cientistas professores.

Qual você acha que é minha intenção escrever essas coisas neste blog? Não é só para alimentar meu ego, mas creio que posso alimentar uma atitude nos leitores que podem fazer alguma coisa. Sera que todos os q afirmam q nos cientistas deveriamos tornar o conhecimento acessivel a todos, por meio de uma didática melhor, estão realmente estudando e trabalhando pra tornar isso possível? Bem, eu me preocupo com isso! Principalmente, por causa dos diplomas de Licenciatura que são distribuídos por aí e que não são garantia de bons professores.

Obrigado pelo post.

maria disse...

No meio científico temos sectarimos e preconceitos não só de
idéias, você sabe disso! Não só divergências intelectuais, há
muita podridão... Como há em qualquer outra classe.

E nem sempre divergências são sanadas com o tempo e convergem
para um só pensamento. Muitas vezes não, talvez por isso as
coisas fiquem mais complexas para a população.

É, nunca vi cientistas se estapeando. Mas já vi fazendo coisa pior e menos ética também.

Quanto a falta de acesso ao conhecimento...
Não sei se a contribuição maior é da religião não. Reconheço que
ela dá uma boa contribuição, mas os cientistas e professores
também muitas vezes não fazem sua parte. Ou melhor, até fazem...
Ficam conformados em apenas serem taxados de "cientistas" fazendo
suas pesquisas, apresentando-as à comunidade científica e se
deliciando com seus currículos quilométricos e seu acúmulo de
livros e conhecimento. Acúmulo de conhecimento pra quê?! Pra quem?!
Ciência pra quem?!

Também não quero dizer que a contribuição maior é da ciência. Só
quero dizer que assim como a religião, os cientistas muitas vezes são os cupados pela falta de acesso ao conhecimentos da população. Mas aí entra tb governo, política e uma ruma de outras coisas!

Só não nos coloquemos de fora!

Só quero atentar pela nossa responsabilidade, como futuros professores e cientistas que pretendemos ser. Não adianta ficar parado tentando achar quem é o maior cupado, vamos lá fazer o nosso papel também... Formação e ensino de qualidade, popularização da ciência, etc. Quem vai fazer isso por nós? Deus?

É, vc tem razão... Realmente não são todos e eu nunca disse que eram. E quando falo de cientistas ou pesquisadores, falo da realidade
brasileira nas universidades onde quase totalmente eles são cientistas professores. E
ainda que fossem só cientistas, e ainda que fossem só professores...
acho que conhecimento é feito pra ser exposto, pra ser de acesso de
todos.

"Sera que todos os q afirmam q nos cientistas deveriamos tornar o
conhecimento acessivel a todos, por meio de uma didática melhor,
estão realmente estudando e trabalhando pra tornar isso possível?
Bem, eu me preocupo com isso! Principalmente, por causa dos diplomas de Licenciatura que são distribuídos por aí e que não são garantia de bons professores."

Eu também me preocupo com isso. Mas sempre existirão os que só
vão reclamar, e os conscientes que tentarão mudar algo!

"Espero" que a maioria um dia seja consciente! Não só estudando
e trabalhando na e para sua área específica. Mas estudando e trabalhando para melhorar o acesso ao conhecimento.

Conhecimento acumulado só pra si, não é conhecimento.

=]

De nada.