terça-feira, 29 de maio de 2007

Fortaleza invadida e Ciência ameaçada.


Caros leitores, sou brasileiro, moro em Fortaleza-CE, sou estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará e sou ateu. Bem, estou triste e inconformado com as coisas que vejo hoje em dia e que antes não conseguia perceber o quão perigosas elas são. Me refiro ao avanço da ignorância que joga por água abaixo o conhecimento científico, conhecimento esse que proporciona nosso bem estar e explica muito do que nos perguntamos. Em pleno século XXi , após 150 anos de Teoria de Seleção natural, após 142 anos das Leis da Hereditariedade de mendel, após a idade da terra ser calculada em 4,5 bilhões de anos e etc. (poderia citar inúmeros outros fatos), ainda temos de ver pessoas disseminando idéias absurdas como o planeta Terra ter menos de 10 mil anos de idade, que a ciência mostra que a evolução não ocorre e pior... impedindo as novas gerações de terem acesso ao ensino de evolução e muitas vezes de ciência sem deturpar suas idéias.
O vilão? É a religião. O problema na ciência e ensino, é o chamado "Criacionismo científico" que me provoca risos, raivas, surpresa e ânsias de vômito. Não existe nada de científico no "criacionismo" pois ele é nada mais nada menos que a religião disfarçada, numa tentativa bizarra de acabar com o progresso científico. Em agosto deste ano (2007), Fortaleza receberá o IV Encontro de Filosofia das Origens com diversos "cientistas criacionistas" (www.scb.org.br). Já expressei meu ponto de vista numa lista de discussão do meu curso e as poucas pessoas que comentaram, criticaram minha posição e me taxaram de radical... fundamentalista... cego??? Não sou radical, apenas penso com mais clareza e tenho opniões bem formadas sobre o que acontece. Cego não, míope sim... enfim, também não sou fundamentalista. Só me preocupo com a disseminação deste vírus da fé (Salve Dawkins!), qeu prejudica tudo que nós cientistas construimos e defendemos. Note que, eu não coloco a ciência como a verdade absoluta, pois ela é altamente mutável, sempre aceitando novas explicações para algum fato com o objetivo de atingir a verdade. O que quero dizer é que religião e ciência não se misturam e ver que além do ensino precário que temos em nossa formação (*principalmente os alunos de Biologia) onde não somos preparados sobre o que diz realmente a teoria da evolução, como muitos nem sabem o que de fato é uma "teoria". A evolução é fato, e possui várias evidências para suportá-la e até hoje nenhuma idéia ou evidência foi capaz de derrubá-la.
Participarei deste encontro para me situar mais da barbaridade que acontece, e para os que se interessam foi criado o primeiro museu criacionista que "empurra" barbaridades como Tyranossaurus vegetarianos que viviam lado a lado com a humanidade... leiam na íntegra:
http://www.guardian .co.uk/usa/ story/0,, 2090664,00. html#article_ continue

Obrigado pela atenção e até o segundo post.


5 comentários:

Karina Scramosin disse...

vou lincsar no meu blog!

Unknown disse...

Ei, que bizarro esse tyranossaurus vegetarianus...(iusa).

Sao boas idéias apresentadas aqui. Gostei.

C disse...

Eu pá né?
Se liga que acompanhei a discussão e concordo com o que vc disse mas não da forma que vc disse, acho vc agressivo e não tenho nada contra isso, sou agressiva quando acho que tenho que ser...
:p Una procê

rocksauro disse...

E pega fogo cabaré!
AHieuahiuehaie!

Cara...pelo visto as coisas estão em transformações por aqui (evolução...?!).
E pode contar comigo nessa "batalha"!
Também quero meu direito de expressar meu ateísmo!

Valeu...e continue!

Lyanderson Aquino disse...

Bom... um tanto tardio, mas chega minha resposta.

Com certeza tb teria participado de tal encontro se tivesse tido oportunidade. Compartilhamos de muitos pontos de vistas parecidos, apesar de de certa forma respeitar a crença Indivídual, achu ultrajante essa Tentativa de descrédito a ciência.

Enfim...